A Arábia Saudita está sendo cotada para sediar as negociações sobre a Ucrânia junto a governos ocidentais e países emergentes, como Índia e Brasil.A informação foi anunciada pelo Wall Street Journal neste sábado (29).
Nos dias 5 e 6 de agosto, reuniões com diplomatas de até 30 países pretendem promover apoio internacional e discutir termos de paz favorecendo a Ucrânia. De acordo com a reportagem, o encontro deve ser parecido com a rodada similar que aconteceu em Copenhague, em junho.
Líderes ocidentais e de nações como da Indonésia, Egito, México, Chile, Zâmbia e da própria Ucrânia irão se reunir na ausência da Rússia em Jeddah, cidade da Arábia Saudita. Entre os países convidados, ainda não foi anunciado quantos ou quais de fato irão comparecer à conversa.
O Kremlin crê que as negociações de paz com a Ucrânia só são possíveis após Kiev aceitar as “novas realidades” – o governo reivindica ter anexo aproximadamente um sexto do território ucraniano. Por outro lado, Kiev considera que as negociações podem acontecer apenas depois de Moscou retirar suas tropas do país.