O advogado Cristiano Zanin irá tomar posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima quinta-feira (3), em cerimônia com as principais autoridades da República.
O indicado pelo presidente Lula receberá cerca de 350 convidados em uma sessão solene de cerca de 15 minutos e sem discursos, como de costume. A presidente do Supremo, ministra Rosa Weber, é quem inicia a reunião.
Desde a pandemia, essa é a primeira vez que o Supremo realiza uma cerimônia de posse com o rito completo. Na última vez, quando André Mendonça empossou o cargo em 2021, o país ainda seguia as normas de isolamento da covid-19, por isso o número de convidados foi restrito e o uso de máscaras de proteção foi obrigatório.
Ministros da Corte em exercício e os aposentados, o presidente da República, da Câmara, Senado, de tribunais superiores e convidados pessoais do novo ministro estarão presentes na cerimônia.
Zanin foi aprovado pelo Senado em junho deste ano, com 58 votos a favor e 18 contrários. Lula o indicou à vaga que abriu após a aposentadoria do então ministro, Ricardo Lewandowski.