De acordo com a CNN Brasil, fontes russas e ucranianas afirmaram que os combatentes da Ucrânia estão intensificando seus ataques em confrontos com a Rússia nas linhas de frente na região sul de Zaporizhzhia, na tentativa de acabar com as defesas entrincheiradas da Rússia.
Nesta quinta-feira (27), um grupo de soldados postou um vídeo de uma unidade ucraniana afirmando estar na aldeia de Staromaiorske, que se localiza a leste da cidade de Zaporizhzhia e é um alvo há muitas semanas.
No vídeo, foi dito que os combatentes ucranianos cumpriram com a tarefa de libertar a vila. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, republicou o vídeo em seu Telegram com a legenda: “Nosso Sul! Nossos caras!”.
Uma semana antes, o comandante de um batalhão apoiado pela Rússia, Alexander Khodakovsky, da autodeclarada República Popular de Donetsk, admitiu a derrota em Staromaiorske.
Khodakovsky afirmou que as tropas de Kiev dominaram a aldeia ao longo de vários dias e que eles retiraram as pessoas de seus abrigos e converteram esses abrigos em pilhas de tijolos quebrados. Para ele, a perda da área foi um golpe ao ego militar.
As forças ucranianas adotaram uma estratégia abrangente para combater no sul, concentrando-se não apenas no envio de brigadas adicionais, mas também realizando ataques diretos para desmantelar os centros logísticos russos. Relatos de oficiais em áreas ocupadas descreveram vários ataques com foguetes visando especificamente a cidade de Tokmak, que é um importante local de reabastecimento.