Nesta quinta-feira (27), o presidente dos Emirados Árabes Unidos e emir de Abu Dhabi, xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, telefonou para o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, buscando seu apoio para que o país seja aceito como membro do Brics.
O Brics é um bloco econômico composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
De acordo com fontes da diplomacia brasileira, os Emirados Árabes estão entre os cerca de 20 países que desejam ingressar no grupo Brics. Além dos Emirados Árabes, nações como Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Argentina, Bangladesh e Indonésia também já manifestaram interesse em fazer parte do bloco.
A próxima cúpula do Brics será realizada na África do Sul em agosto deste ano, quando os pedidos de adesão de outros países serão discutidos.
Atualmente, os Emirados Árabes já são membros do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), que é o banco dos Brics. Essa instituição foi criada em 2015 e tem como presidente atual a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff.
Além das questões relacionadas à entrada dos Emirados Árabes no Brics, durante a conversa com Lula, o xeique indicou que planeja visitar o Brasil em 2024. Ele também confirmou que o presidente da COP28, Sultan Ahmed Al Jabe, estará presente na Cúpula dos Países Amazônicos em agosto, que acontecerá na cidade de Belém (PA).
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!