Nesta quinta-feira, 27, a Petrobrás anunciou que a venda de gasolina no primeiro semestre deste ano atingiu o maior patamar desde 2017. Nos primeiros meses de 2023, a estatal vendeu 424 mil barris de gasolina por dia.
A disparada nas vendas, principalmente no segundo trimestre, representou aumento de 15,7% em comparação ao mesmo período de 2022 e de 4,8% em relação aos três primeiros meses de 2023. Esse resultado positivo foi graças a atual política de preços da Petrobrás e pelo fim da paridade de importação (PPI) que permitiu a redução nos preços.
A Petrobras também destacou o alto nível de produção de gasolina no mês de junho, alcançando o melhor resultado dos últimos nove anos. Em seu relatório de produção e vendas, a Petrobrás disse que o avanço nas vendas foi graças a “maior competitividade frente às principais alternativas de suprimento dos nossos clientes”.
Comparado a 2022, a petrolífera lembrou que houve “ganho de participação da gasolina sobre o etanol hidratado no abastecimento dos veículos flex” e o “aumento do mercado ciclo Otto”.
O aumento da produção teve como resultado 399 mil barris por dia e isso é atribuído ao bom desempenho de mercado e ao aproveitamento da capacidade operacional das refinarias, alcançando 93% de produção.