(Xinhua) – A China apoia a África do Sul para sediar a Cúpula do BRICS e está pronta para trabalhar com a África do Sul e outros parceiros do BRICS para tornar o mecanismo do BRICS maior e mais forte, disse o diplomata chinês Wang Yi nesta terça-feira.
Wang, diretor do Escritório da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez as declarações ao se reunir com Khumbudzo Ntshavheni, ministra da Presidência da África do Sul e coordenadora sul-africana dos Conselheiros de Segurança Nacional e Altos Representantes de Segurança Nacional do BRICS.
O mecanismo BRICS é a plataforma de cooperação mais importante para mercados emergentes e países em desenvolvimento e está alinhado com a tendência dos tempos e com as aspirações da maioria dos países, disse Wang, acrescentando que o mecanismo BRICS também representa o caminho correto a seguir.
Ele disse que a China defende firmemente o multilateralismo, promove ativamente a democracia nas relações internacionais, defende as normas básicas que regem as relações internacionais, protege os direitos e interesses legítimos dos países em desenvolvimento e promove a paz e a estabilidade regional e mundial.
A China, como sempre, apoiará a África do Sul na salvaguarda de sua soberania nacional, independência e dignidade nacional, e está pronta para fortalecer os intercâmbios de alto nível com a África do Sul, aprofundar os intercâmbios interpartidários, consolidar a confiança política mútua e expandir a cooperação em áreas como comércio e alívio da pobreza, assinalou Wang.
Observando que a China apoia a África do Sul na aceleração de seu processo industrial e no aprimoramento de sua capacidade de desenvolvimento independente, Wang disse que a China encoraja empresas chinesas competentes e respeitáveis a investir na África do Sul e espera que o país proporcione um ambiente de negócios sólido e estável para as mesmas.
A China está pronta para aprofundar a cooperação com a África do Sul e outros países africanos, ajudar os países africanos a acelerar a realização da Agenda 2063, promover a integração africana e injetar nova vitalidade na construção de uma comunidade China-África com um futuro compartilhado, acrescentou.
Por sua vez, Ntshavheni disse que a África do Sul aprecia muito o compromisso da China em aprofundar a cooperação do BRICS e está disposta a coordenar estreitamente com a China e outros países do BRICS para garantir o sucesso da cúpula do BRICS, de modo a abrir novas perspectivas para a cooperação do BRICS.
A África do Sul adere firmemente à política de Uma Só China e está disposta a manter estreitos intercâmbios de alto nível com a China, fortalecer a cooperação em economia, comércio, investimento, processamento mineral e outras áreas, e impulsionar as relações África do Sul-China e África-China para um novo patamar, afirmou Ntshavheni.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!