Vinte parlamentares municipais, estaduais e federais do Brasil criaram a primeira bancada nacional LBGT+ durante o VI Encontro de Lideranças Políticas LGBTI das Américas e do Caribe, no México, na última sexta-feira (21).
Parlamentares como a deputada federal Erika Hilton, Duda Salabert e a deputada estadual Linda Brasil estão na composição da bancada, que conta com 23 políticos, integrantes do governo e de organizações sociais.
Durante o encontro no México, a comitiva reforçou a necessidade de cobrar do governo do Brasil uma medida efetiva contra a violência política contra candidatos LGBT+, além de conter o avanço da extrema-direita e o projeto anti-LGBT.
Com o apoio da ONG VoteLGBT, o grupo tem o objetivo de combater o “sistemático” ataque aos direitos dessa parcela da população promovido, principalmente, pela extrema-direita. Para a comitiva, essa violência cometida contra os LGBTs na política precisa ser tratada como uma questão geral no meio social.
“É necessário que o Estado brasileiro reconheça e desenvolva uma política pública de enfrentamento à violência política também em seu caráter LGBTfóbico”, destaca carta assinada pelos parlamentares.
O documento redigido pelos políticos, além de formalizar a aliança nacional, relembra a importância do governo brasiliero estruturar mandatos e defender os parlamentares LGBT+ em todas as instâncias.