O presidente Lula respondeu à declaração de seu antecessor nesta quarta-feira (26). Na ocasião, Jair Bolsonaro (PL) o chamou de “jumento” e “analfabeto”. Lula expressou em seu perfil no Twitter que “ofensivo seria comparar um jumento a ele [Bolsonaro], isso sim. Ofensivo aos jumentinhos que não fazem mal a ninguém”.
Durante um evento do Partido Liberal (PL) na Câmara Municipal de São Paulo nesta terça-feira (25), o ex-presidente Jair Bolsonaro fez comentários ofensivos em relação ao petista. Bolsonaro insinuou que Lula contou com apoio internacional para conquistar seu retorno à presidência da República pela terceira vez.
“A quem interessa, levem-se em conta alguns países europeus, países mais ao Norte, interessa eu ou um entreguista na presidência da República? Um analfabeto? Um jumento, porque não dizer assim?”, disse Bolsonaro sendo aplaudido.
“O Brasil é uma grande pista para hidroaviões. Quero turismo de hidroaviões na Amazônia para mostrar ao mundo que aquele trem não pega fogo. […] Quando alguém exagera na festa de São João, aquilo passou a ser um foco de calúnia contra o Brasil”, afirmou.
Bolsonaro também afirmou que enfrentou muitas “pancadas” devido aos incêndios florestais ocorridos na Amazônia durante o seu mandato, argumentando que isso aconteceu porque o Brasil é um país “maravilhoso”.
Ele mencionou os incêndios ocorridos no Canadá e nos EUA, apontando que essas nações também enfrentaram problemas semelhantes, mas não foram alvo da mesma atenção e repercussão internacional