Menu

Haddad: Lula tem direito constitucional à reeleição

Na entrevista concedida ao portal Metrópoles nesta quarta-feira (26), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “tem o direito constitucional” para se candidatar à reeleição para a presidência em 2026. “1º, o presidente Lula tem direito constitucional à reeleição. Não vai precisar mudar a Constituição para […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Agência Brasil

Na entrevista concedida ao portal Metrópoles nesta quarta-feira (26), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “tem o direito constitucional” para se candidatar à reeleição para a presidência em 2026.

“1º, o presidente Lula tem direito constitucional à reeleição. Não vai precisar mudar a Constituição para se reeleger. Grande parte das pessoas que eu conheço, defendem que o Lula seja candidato em 2026. E é claro que eu defendo”.

Ao ser questionado sobre sua possível candidatura à Presidência da República, Haddad não negou a ideia. Porém afirmou que “o sujeito que está em um cargo e está pensando em eleição, a chance dele ser exitoso vai diminuir”.

O líder da Fazenda também afirmou que a decisão sobre a candidatura de Lula será tomada quando o momento adequado chegar, mas destacou que próximo à data, todas as circunstâncias devem “confluir para o nome dele”.

“O presidente Lula terá um candidato. Ele próprio ou alguém que ele indicar. Lula é uma pessoa madura. Sabe que vai fazer 78 anos esse ano. Mas, para ele, o Brasil é a coisa mais importante do mundo e ele vai lutar por esse país o quanto precisar […]. Ele não vai pestanejar sobre isso”.

Haddad enfatizou que existem boas chances de Lula ser candidato novamente, devido a tudo o que ele representa para o país. No entanto, caso essa possibilidade não se concretize, o candidato é “alguém que possa representar o projeto que ele liderou esse tempo todo”.

“Da mesma forma que a extrema direita vai ter o seu candidato. […] É natural que essas duas forças, o atual governo e o anterior –que fez 49% dos votos e está aí na disputa pela oposição–, possa vir se apresentar. Esse é o caminho natural das coisas. Muita coisa pode acontecer até 2026″.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes