Governo define Marcio Pochmann para presidência do IBGE

Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

O economista Marcio Pochmann ocupará o cargo de presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mas ainda não há data de posse definida. O anúncio foi feito pelo ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, nesta quarta-feira (26).

A mudança, segundo o ministro, não gerou “nenhum ruído”. Pimenta afirmou que colocar o economista como presidente do instituto não teve nenhum veto do governo. No entanto, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, não foi avisada sobre o assunto.

Antes do anúncio, a ministra disse estar aberta à ideia de testar o desempenho de Pochmann na liderança do IBGE, caso fosse a vontade de Lula. Após conversas entre o presidente da República e Pimenta, foi definido que o economista filiado ao PT iria ocupar o cargo.

Apesar de não conhecer o economista, Tebet afirmou que seleciona bem suas batalhas e que a indicação dele nem sequer entra na sua lista de preocupações.

Pochmann foi presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) por cinco anos, entre 2007 e 2012. Após a eleição de Lula, ele também participou da transição do governo neste ano, já foi presidente da Fundação Perseu Abramo e do Instituto Lula.

Desde o início de janeiro, o IBGE está, temporariamente, sob comando de Cimar Azeredo. Ele já atuava como diretor de pesquisas no instituto e havia expectativas para que permanecesse no cargo por escolha de Tebet, o que não aconteceu.

Letícia Souza:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.