A ex-presidente da República e atual chefe do banco do Brics, Dilma Rousseff, irá se encontrar com Vladimir Putin nesta quarta-feira (26), em São Petersburgo, na Rússia.
O bloco diplomático em questão une o Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul e, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo, Dilma mantém uma boa relação com o país russo.
A visita irá ocorrer em detrimento da participação brasileira na cúpula Rússia-África – o encontro mostra que Moscou não está tão isolada quanto os Estados Unidos e aliados gostariam.
Com a invasão à Ucrânia em 2022, o país foi submetido a um pacote de sanções e foi desligado do sistema internacional. Diante do cenário, no entanto, o país conseguiu se desvencilhar das tentativas da oposição e aprofundou laços econômicos com outros países, como a China, ou neutros, como a Índia.
Ainda que Lula tente não se aproximar da Rússia devido à posição neutra e a favor da paz frente à Guerra no Leste Europeu, o comércio entre o Brasil e o país de Putin cresceu em 2022, devido ao fornecimento de fertilizantes ao agronegócio brasileiro e a importação de óleo diesel.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!