Ministro defende a reforma agrária em Festa do Café do MST

Ministro Paulo Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar. Foto: Priscila Ramos/MST

O Assentamento Vale da Vitória, em São Mateus, no Espírito Santo, recebeu no último sábado (22) a 1ª Festa da Colheita do Café da Reforma Agrária Capixaba, organizada pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

A celebração da produção de café das famílias da região recebeu o ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. Na ocasião, ele reiterou a importância da reforma agrária para o Brasil.

“Ainda tem muita gente querendo lavrar a terra e que precisa de terra, e ainda tem muita terra que não está sendo utilizada para a produção no Brasil, por isso esse encontro é fundamental”, afirmou.

O ministro visitou a Coopterra, a Cooperativa de Beneficiamento, Comercialização e Prestação de Serviços dos Agricultores Assentados, que já conta com mais de 200 cooperados.

“Esta é uma das maiores experiências de agroindústria de um programa da Reforma Agrária e do MST. Hoje eu vi aqui uma experiência importante na produção e sistema cooperativado do café e da pimenta. Um sistema que deu certo, demonstrando o papel da Reforma Agrária e da cooperação”, disse.

1ª Festa da Colheita do Café da Reforma Agrária Capixaba. Foto: Priscila Ramos/MST

Segundo o site oficial do MST, a cooperativa é referência no beneficiamento do grão na região, que muito favorece às famílias assentadas nas áreas do movimento social. “Esse café que está sendo produzido aqui é vendido em todo o país. Mostra que a Reforma Agrária é necessária”, afirmou o ministro.

Ele participou do ato político em defesa da Reforma Agrária ao lado de autoridades do estado, o Poder Público municipal e representantes de movimentos populares do país. Entre a exposição das cooperativas, plantações das famílias do assentamento e programações culturais, foi difundida, também, a necessidade de mais investimentos para a produção de alimentos saudáveis em todo o país.

Letícia Souza:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.