Nesta segunda-feira, o presidente Lula receberá, no Palácio do Planalto, o administrador da Nasa, Bill Nelson, e a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, para discutir iniciativas de cooperação espacial. A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, também participará da reunião agendada para as 10h30.
Após sua passagem pelo Brasil, o chefe da agência espacial americana seguirá para a Argentina, onde se encontrará com o presidente Alberto Fernández, e, em seguida, visitará a Colômbia. A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou que Bill Nelson terá encontros com autoridades espaciais de cada país, com o objetivo de “aprofundar a cooperação bilateral em uma série de áreas relacionadas à inovação e pesquisa, especialmente em ciências da terra, para atingir as metas mútuas de nossas nações, lidar com as mudanças climáticas e alcançar emissões líquidas zero até 2050”.
No Brasil, a Nasa está colaborando com o projeto Servir Amazônia, que utiliza dados da agência para capacitar cientistas e tomadores de decisão em toda a região. Esse projeto possibilita o monitoramento e a compreensão das mudanças ambientais quase em tempo real, além de avaliar ameaças climáticas como desmatamento e segurança alimentar, possibilitando respostas rápidas a desastres naturais.