Nesta segunda-feira, 24, o principal índice da bolsa brasileira, o Ibovespa, alcançou seu maior patamar em 15 meses, registrando uma valorização de 0,94% e fechando aos 121.341 pontos. Este é o nível mais alto desde 1º de abril do ano passado, quando o índice encerrou em 121.570 pontos.
A valorização do Ibovespa foi impulsionada pelo desempenho positivo das commodities, com destaque para as ações de duas gigantes brasileiras que têm grande peso na carteira teórica do índice: Vale e Petrobras. As ações da mineradora Vale apresentaram uma alta de 3% no dia de hoje, enquanto a petroleira Petrobras registrou ganhos de 2%.
O otimismo em relação às commodities e, consequentemente, às ações das empresas do setor, ganhou força devido às perspectivas sobre a economia chinesa. Durante a reunião do comitê do Partido Comunista chinês, o politburo, foram sinalizados novos incentivos para impulsionar a economia interna do país. Dentre os temas tratados, destaca-se a intenção de intensificar a demanda doméstica.
Vale ressaltar que a retomada econômica da China tem sido motivo de preocupação recente, o que afetou negativamente as ações relacionadas a commodities. No entanto, o anúncio de hoje trouxe alívio ao setor e impulsionou a valorização de diversas empresas.
O cenário favorável das commodities e a expectativa de novos estímulos na economia chinesa impulsionaram o mercado de ações brasileiro, impelindo o Ibovespa a alcançar novos patamares e gerando otimismo entre os investidores. Contudo, especialistas alertam que é necessário acompanhar atentamente a evolução dos cenários nacional e internacional, uma vez que a volatilidade do mercado pode continuar influenciando os investimentos.