Elizabeth Frawley Bagley, a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, afirmou nesta segunda-feira (24) que o presidente Lula e Joe Biden, presidente dos EUA, têm planos de se reunir “num futuro próximo” para discutir possíveis acordos relacionados à ciência e tecnologia. No entanto, a embaixadora ressaltou que ainda não foi estabelecida uma data específica para esse encontro.
“Tivemos uma conversa bem ampla como presidente e seu time e estamos ansiosos para trabalhar com todos eles. O presidente Biden estará conversando com ele (Lula) em algum ponto no futuro próximo”.
Após um encontro no Palácio do Planalto na manhã desta segunda-feira, a embaixadora norte-americana falou à imprensa. A reunião foi agendada para que o presidente brasileiro, Lula, pudesse conhecer o administrador da Nasa, Bill Nelson. A ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB), também esteve presente na reunião.
Depois da reunião, o representante da agência espacial dos Estados Unidos afirmou que a organização planeja colocar em órbita três satélites com a finalidade de auxiliar o Brasil a detectar com maior precisão os locais de devastação na região amazônica.
“Agradeci ao presidente por seu trabalho persistente e contínuo para salvar a Amazônia. Conversamos sobre projetos conjuntos em que podemos ser parceiros. Os nossos satélites já mandam muitas imagens para os cientistas no Brasil, para que se possa localizar a destruição da floresta. Vamos lançar três novos satélites que vão aumentar muito (a capacidade)”, disse Bill.
Além disso, Bill Nelson terá encontros em São Paulo, onde será acompanhado pela ministra Luciana Santos. Segundo ela, um dos propósitos do governo é incentivar a indústria brasileira a fornecer equipamentos para a Nasa. “Queremos que eles observem a nossa indústria brasileira para fornecer à Nasa equipamentos para indústria aeroespacial”, afirmou.