Na sexta-feira (21), uma forte tempestade começou na província canadense de Nova Escócia e despejou mais de 25 cm de chuva em certas áreas em cerca de 24 horas – quantidade de água que costuma cair em 3 meses. O temporal foi o mais forte do país em mais de 50 anos e causou danos indescritíveis à província.
Graves inundações destruíram estradas e pontes, além de quatro pessoas desaparecidas – incluindo duas crianças. Após o incidente, as autoridades declararam estado de emergência em quatro regiões da província na noite de sábado (22).
“Temos uma situação terrível e significativa”, disse o primeiro-ministro da Nova Escócia, Tim Houston, acrescentando que pelo menos sete pontes precisarão ser substituídas ou reconstruídas.
A inundação no Canadá é um dos diversos desastres que estão acontecendo por conta do clima. No início deste mês, fortes chuvas causaram inundações em vários estados do leste dos EUA. Já na Europa, ondas de calor extremo estão causando incêndios florestais, como o deste sábado (22) na ilha grega de Rodes.
A Environment Canada prevê que as chuvas torrenciais continuem até este domingo (23) no leste da província. A certa altura, mais de 70.000 pessoas ficaram sem energia.