Após enchentes causadas pela passagem de chuvas torrenciais na província de Maidan Wardak, no Afeganistão, diversas pessoas foram mortas e outras estão desaparecidas, segundo a declaração de autoridades locais neste domingo (23).
De acordo com o porta-voz do Ministério de Gestão de Desastres, Shafiullah Rahimi, cerca de 31 pessoas morreram em enchentes repentinas e devastadoras que atingiram oito províncias do Afeganistão nos últimos três dias.
Em uma entrevista coletiva, Rahini declarou que ao menos 600 casas foram danificadas, total ou parcialmente, e centenas de hectares de terras agrícolas foram destruídas em Jalrez.
As monções asiáticas frequentemente afetam o Afeganistão, produzindo inundações inesperadas durante a estação de chuva, quando tempestades arrastam os leitos secos dos rios.
Na província vizinha de Khyber-Pakhtunkhwa, no Paquistão, durante o final de semana, os fortes ventos e trovoadas provocaram deslizamentos de terra que causaram estragos em estradas e edifícios, conforme noticiou o jornal Dawn.
Na província paquistanesa, estima-se que 9 pessoas tenham morrido. Desde que as chuvas de monções começaram no país, no final de junho, o número de pessoas que morreram é superior a 100.