Na madrugada deste domingo (23), um ataque aéreo russo à Odessa, cidade ucraniana, deixou uma pessoa morta e outras 19 feridas, entre elas quatro crianças. O bombardeio danificou cerca de seis prédios residenciais, monumentos arquitetônicos e a principal catedral da cidade, conforme declarou o Comando Operacional do sul da Ucrânia.
“Várias crateras se formaram na cidade. Há quedas de energia, o que pode atrapalhar o trânsito e a rota do transporte público pode ser alterada”, ressaltou em comunicado.
O governador da região, Oleh Kiper, declarou em mensagem no Telegram que o bombardeio foi mais um ataque noturno dos monstros. De acordo com ele, 14 pessoas foram hospitalizadas.
A Catedral Spaso-Preobrazhenskyi, ou Catedral da Transfiguração, sofreu drásticos danos durante o ataque russo, disse a administração militar de Odesa. A basílica pertence à Igreja Ortodoxa Ucraniana (UOC), ligada a Moscou, e foi consagrada em 1809.
“O ícone Kasperovska da Mãe de Deus, que é a padroeira de Odessa, foi recuperado sob os escombros”, disse o governo em seu canal Telegram.
Autoridades ucranianas acusam a UOC de manter relações com a Igreja Ortodoxa Russa, entretanto a organização diz que rompeu ligações com os russos em maio de 2022.
O Ministério da Defesa russo confirmou os ataques a alvos na região de Odessa, mas não reconheceu ter atingido a catedral e disse que provavelmente foi um míssil ucraniano que atingiu o prédio.
A Rússia vem atacando Odessa e outras instalações de exportação alimentícia ucranianas desde a semana passada, após se retirarem de um acordo mediado pela ONU que permitia o embarque seguro de grãos da Ucrânia.
A Rússia disse que os ataques foram uma forma de vingança pelo ataque ucraniano em uma ponte construída pelos russos para acessar a Crimeia. O país acusou a Ucrânia de usar o corredor marítimo para lançar “ataques terroristas”.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, repudiou o ataque russo e declarou em seu Twitter que a Rússia irá sentir a retaliação.
Tradução: Mísseis contra cidades pacíficas, contra prédios residenciais, uma catedral… Não pode haver desculpa para o mal russo. Como sempre, esse mal vai perder. E definitivamente haverá uma retaliação aos terroristas russos por Odesa. Eles vão sentir essa retaliação.
Todos aqueles que sofreram com este último ataque terrorista estão recebendo assistência.
Sou grato a todos que estão ajudando as pessoas e a todos que estão com a Odesa em seus pensamentos e emoções. Nós passaremos por isso. Nós vamos restaurar a paz. E para isso, devemos derrotar o mal russo.