A indústria automobilística da China registrou um crescimento constante em termos de produção, receita e lucro durante os primeiros cinco meses deste ano, conforme mostraram os dados do setor.
O valor adicionado industrial do setor aumentou 14,2% em relação ao ano anterior durante o período, 10,2 pontos percentuais acima da indústria de manufatura em geral, e um aumento de 2,4 pontos percentuais em relação ao período de janeiro a abril, de acordo com a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis.
A receita operacional combinada das empresas do setor aumentou 14,3 por cento em relação ao ano anterior, totalizando 3,63 trilhões de yuan (cerca de 508 bilhões de dólares americanos), de acordo com a associação.
Os lucros totais dessas empresas atingiram 174,62 bilhões de yuan no mesmo período, um aumento impressionante de 24,3 por cento em relação ao ano anterior, conforme mostraram os dados.
Conforme os dados de 2022, a China superou a Alemanha e se estabeleceu como o segundo maior exportador de automóveis do mundo, com um total de mais de 3,11 milhões de veículos exportados. Essa tendência continuou no primeiro trimestre deste ano, com a China exportando mais de 990 mil carros, representando um notável aumento de 70,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior.