Neste sábado (22), um incêndio florestal incontrolável assolou a ilha grega de Rodes, fazendo com que centenas de pessoas das vizinhanças e praias afetadas fossem retiradas de suas localidades, de acordo com autoridades.
O fogo deu início há cinco dias em áreas de montanhas no interior da ilha, mas ventos fortes, temperaturas elevadas e o clima seco o levaram até a região costeira. Conforme previsão do Serviço Meteorológico Nacional, este podia ser o fim de semana mais quente no país em 50 anos.
Cerca de mil pessoas, das praias mais próximas às regiões de Kiotari e Lardos, foram retiradas com o auxílio de embarcações da Guarda Costeira e mais de 20 outras privadas que participaram da operação. Até o momento, de acordo com o Ministério de Crise Climática e Defesa Civil da Grécia, não há feridos.
O órgão também afirmou que os visitantes estão sendo levados para outros hotéis na ilha, enquanto outras pessoas estão sendo abrigadas em um estádio coberto, segundo a BBC.
Helicópteros e bombeiros estão tentando combater as chamas com ajuda de aviões com água e reforços da Eslováquia. Três hotéis foram atingidos pelo fogo.
Na Grécia, o clima mediterrâneo torna os incêndios florestais comuns, mas, nos últimos anos, os ventos secos e quentes tornaram essa tendência mais impactante. Segundo os meteorologistas, a onda de calor deve durar ao menos até o final do mês.
“Tínhamos preparado obstáculos para o fogo ao redor da vila de Laerma ontem de noite, mas uma mudança de 180 graus nos vento esta manhã ajudou o incêndio a crescer muito mais ao longo de muitos quilômetros”, afirmou o vice-prefeito de Rhodes, Konstarinos Taraslias, à emissora Open TV.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!