TASS – A aprovação da Turquia à candidatura da Suécia para ingressar na OTAN dependerá do cumprimento por Estocolmo dos acordos de combate ao terrorismo, disse o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em comentários a repórteres que foram transmitidos pela televisão TRT na sexta- feira .
“Quando o pedido de adesão da Suécia à OTAN for submetido ao parlamento, o processo decorrerá de acordo com o calendário de trabalho do parlamento. Seguiremos as promessas e garantias feitas pelo lado sueco durante as nossas negociações”, afirmou Erdogan.
Agiremos de acordo com as medidas que a Suécia tomará. A adesão da Turquia à União Europeia, que tem o segundo exército mais forte da OTAN e é praticamente a força motriz da OTAN, daria vitalidade e força à União. A Suécia beneficiaria de tomar medidas concretas para combater organizações terroristas e extraditar terroristas, a que o nosso país é muito sensível. Esperamos que as promessas e garantias sejam cumpridas”, disse o presidente em comentários a bordo de seu avião.
Anteriormente, a Turquia apoiou a candidatura da Suécia para ingressar na OTAN. O primeiro-ministro sueco Ulf Kristersson e Erdogan, em uma reunião sob os auspícios do secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, em 10 de julho, chegaram a um acordo segundo o qual a Turquia iniciará o processo de ratificação do pedido de adesão da Suécia à OTAN.
Ele inclui seis pontos afirmando que a Suécia fez as mudanças necessárias em sua legislação e intensificou significativamente a luta contra as manifestações terroristas do Partido dos Trabalhadores do Curdistão no ano passado, bem como retomou as exportações militares para a Turquia. Esses acordos foram alcançados durante a cúpula da OTAN do ano passado em Madri.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!