Menu

Erdogan: “Aprovação da Turquia à candidatura da Suécia à OTAN dependerá das ações futuras de Estocolmo”

TASS – A aprovação da Turquia à candidatura da Suécia para ingressar na OTAN dependerá do cumprimento por Estocolmo dos acordos de combate ao terrorismo, disse o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em comentários a repórteres que foram transmitidos pela televisão TRT na sexta- feira . “Quando o pedido de adesão da Suécia à OTAN for submetido […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Turkish Prime Minister Tayyip Erdogan addresses on February 1, 2011 lawmakers and supporters of his Justice and Development Party in Ankara. Erdogan urged Egyptian President Hosni Mubarak on February 1 to meet his people's "desire for change." In his weekly speech to his party's lawmakers in parliament, Erdogan described his appeal to Mubarak as "very sincere advice, a very sincere warning." AFP PHOTO / ADEM ALTAN (Photo credit should read ADEM ALTAN/AFP/Getty Images)

TASS – A aprovação da Turquia à candidatura da Suécia para ingressar na OTAN dependerá do cumprimento por Estocolmo dos acordos de combate ao terrorismo, disse o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em comentários a repórteres que foram transmitidos pela televisão TRT na sexta- feira .

“Quando o pedido de adesão da Suécia à OTAN for submetido ao parlamento, o processo decorrerá de acordo com o calendário de trabalho do parlamento. Seguiremos as promessas e garantias feitas pelo lado sueco durante as nossas negociações”, afirmou Erdogan.

Agiremos de acordo com as medidas que a Suécia tomará. A adesão da Turquia à União Europeia, que tem o segundo exército mais forte da OTAN e é praticamente a força motriz da OTAN, daria vitalidade e força à União. A Suécia beneficiaria de tomar medidas concretas para combater organizações terroristas e extraditar terroristas, a que o nosso país é muito sensível. Esperamos que as promessas e garantias sejam cumpridas”, disse o presidente em comentários a bordo de seu avião.

Anteriormente, a Turquia apoiou a candidatura da Suécia para ingressar na OTAN. O primeiro-ministro sueco Ulf Kristersson e Erdogan, em uma reunião sob os auspícios do secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, em 10 de julho, chegaram a um acordo segundo o qual a Turquia iniciará o processo de ratificação do pedido de adesão da Suécia à OTAN. 

Ele inclui seis pontos afirmando que a Suécia fez as mudanças necessárias em sua legislação e intensificou significativamente a luta contra as manifestações terroristas do Partido dos Trabalhadores do Curdistão no ano passado, bem como retomou as exportações militares para a Turquia. Esses acordos foram alcançados durante a cúpula da OTAN do ano passado em Madri.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes