Zakharova: “União Europeia tentou afastar América Latina da Rússia na cúpula em Bruxelas”

Russian Foreign Ministry spokesperson Maria Zakharova in Moscow, Russia, Friday, Jan. 17, 2020 (AP Photo/Alexander Zemlianichenko)

Sputnik – Os países europeus na cúpula de chefes de Estado e governos da União Europeia (UE) e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), realizada em Bruxelas, tentaram afastar os latino-americanos da Rússia, afirmou a representante oficial da chancelaria russa, Maria Zakharova.

“Qual era o objetivo [da cúpula]? Usar o encontro com os latino-americanos para discutir não a saída da crise ucraniana, mas para impor o ponto de vista ocidental e forçar os latino-americanos a se submeterem a ele. O objetivo é apenas um, afastar, criar dificuldades na comunicação entre a Rússia e a América Latina, mostrar ainda mais seu ditame, suas capacidades no uso de métodos de força”, disse ela em briefing.

De acordo com Zakharova, Moscou e países latino-americanos têm uma longa tradição de amizade, proximidade cultural e cooperação mutuamente benéfica, então “não foi possível e não será possível semear discórdia”.

A diplomata citou a declaração do Ministério das Relações Exteriores da Nicarágua, observando que o país não assinou a declaração final da cúpula e acusou a UE de violar procedimentos democráticos.

Durante uma recente cúpula em Bruxelas da UE-Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), Nicarágua, Cuba e Venezuela se mostraram as mais resistentes ao expressar sua oposição à condenação da Rússia por sua operação militar especial na Ucrânia.

Assim, na cúpula de dois dias, encerrada na terça-feira (18), altos funcionários da UE tentaram cortejar seus colegas latino-americanos e caribenhos, em meio a uma apresentação de música clássica e um jantar de gala.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.