Por Deyvid Bacelar
Uma das bandeiras de luta da Federação Única dos Petroleiros (FUP) é a defesa das empresas estatais, que no governo passado foram atacadas, desmontadas e muitas delas privatizadas, num processo de
destruição do patrimônio público em favor do patrimônio privado.
Naquele ambiente, a Caixa chegou a entrar na lista das empresas privatizáveis. Mas graças à pressão da opinião pública e à resistência de seu corpo de empregados, o projeto de venda foi sustado. E mais: trabalhadoras da Caixa, com coragem e determinação, ajudaram a colocar para fora o presidente da empresa, assediador de mulheres.
Passado o pesadelo, a Caixa se fortaleceu no governo do presidente Lula, que indicou para o comando da instituição uma competente mulher, Rita Serrano, funcionária de carreira, comprometida com o desenvolvimento do país, com a causa de fazer com que a Caixa volte a ser importante instrumento de política pública, viabilizando, com seus programas e financiamentos, o sonho da casa própria de milhões de brasileiros. Rita coordenou por anos o comitê nacional em defesa das estatais.
Representei a FUP no comitê e juntos conseguimos evitar a privatização da Petrobrás e outras
empresas públicas.
Os petroleiros querem Rita no comando da Caixa e aderem ao manifesto do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região para sua permanência no cargo. Entendemos que a instituição não pode servir de moeda de troca política. As pressões do centrão em torno do comando da Caixa não vão prosperar.
Deyvid Bacelar é coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP)