Xinhua – A receita fiscal da China aumentou 13,3% em termos anuais nos primeiros seis meses de 2023, mostraram dados oficiais na quarta-feira.
A receita fiscal do país totalizou mais de 11,9 trilhões de yuans (US$ 1,66 trilhão) durante o período, segundo o Ministério das Finanças.
O governo central arrecadou aproximadamente 5,39 trilhões de yuans em receita fiscal, um aumento anual de 13,1%, enquanto os governos locais arrecadaram aproximadamente 6,53 trilhões de yuans, um aumento anual de 13,5%.
A receita tributária chegou a mais de 9,9 trilhões de yuans no período de janeiro a junho, um crescimento anual de 16,5%.
Xue Xiaoqian, funcionário do Ministério das Finanças, atribuiu a rápida expansão da receita fiscal à recuperação econômica do país, bem como à implementação em larga escala de políticas de reembolso de impostos desde abril do ano passado, o que criou uma base de comparação mais baixa.
“A tendência de recuperação da economia chinesa fornecerá suporte significativo para futuros aumentos da receita fiscal”, disse Xue em uma entrevista coletiva na quarta-feira.
No entanto, ele observou que, com as restituições de impostos voltando ao nível normal no segundo semestre de 2022, o crescimento mensal diminuirá gradualmente e se tornará compatível com o crescimento das fontes econômicas de tributação.
Os gastos fiscais aumentaram 3,9% em termos anuais, para 13,39 trilhões de yuans durante o período de seis meses, segundo a pasta. Mais gastos foram direcionados para elos fracos e áreas-chave do desenvolvimento econômico e social, como meios de subsistência, vitalização rural e educação, disse Xue.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!