TASS – O presidente russo, Vladimir Putin, chamou a política das elites dominantes ocidentais, que, em sua opinião, abusaram de seu monopólio de poder, errônea.
“Na minha opinião, as chamadas elites governantes usurparam e abusaram de sua posição e de seu monopólio do poder”, disse o chefe de Estado durante uma reunião do conselho de observação sem fins lucrativos “Rússia – um país de oportunidades” na terça-feira.
Putin ouviu o relatório da editora-chefe do site Donbass Insider, Kristel Nean, sobre seu trabalho no Donbass. Segundo o líder russo, pessoas como ela “realizam um trabalho muito importante não apenas no interesse do povo de Donbass, mas também no interesse de seu próprio país”.
“Porque você tenta mostrar que a política realizada pelas elites governantes desses países é errônea e prejudica seu próprio povo”, explicou Putin.
O presidente perguntou quando a repórter começou a trabalhar no Donbass e, ao saber que ela começou em 2016, perguntou se ela via que “as hostilidades já estavam acontecendo naquela época, que a guerra já havia começado”. Ele apontou que “as hostilidades em Donbass começaram não em fevereiro de 2022, mas muito antes – em 2014, 2015”.
“As pessoas nos países europeus e nos Estados Unidos que percebem isso, definitivamente não querem tal desenvolvimento de eventos”, acrescentou o chefe de Estado.
O presidente agradeceu à editora-chefe por seu trabalho. “Vamos tentar fazer de tudo para apoiá-lo”, disse Putin.