O governo federal divulgou a adição de 40 novas vagas no Ministério dos Direitos Humanos, como parte de uma iniciativa de abertura de cargos na administração pública federal. Essa é a primeira vez, desde sua criação há uma década, que o ministério recebe a autorização para realizar um concurso público específico para sua carreira própria.
A relevância dessa conquista é notável para o ministério, que enfrentava um cenário de “fogo amigo” em relação ao titular da pasta, com especulações de que ele poderia ser removido para acomodar partidos que apoiam o governo.
No entanto, os aliados do ministro garantem que tais boatos são apenas suposições e que ele continua exercendo suas funções normalmente.
As 40 vagas disponibilizadas são destinadas ao cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), que requer formação de nível superior. A autorização para o concurso foi oficialmente publicada no Diário Oficial da União, com a assinatura da ministra da Gestão, Esther Dweck. Esse anúncio proporcionará ao Ministério dos Direitos Humanos a oportunidade de reforçar sua equipe com profissionais capacitados, permitindo que o trabalho em prol dos direitos fundamentais da população seja continuado e fortalecido.