A África do Sul anunciou nesta quinta-feira (20) que vinte e dois países apresentaram suas candidaturas para aderir ao grupo Brics, e ainda mais países manifestaram interesse em filiar-se ao bloco, que é composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O objetivo da organização é buscar maior influência nas instituições internacionais, e, portanto, está aberta a uma possível expansão.
O embaixador da África do Sul para a Ásia e o Brics, Anil Sooklal, revelou que, além dos 22 países que formalmente buscaram a filiação ao grupo, há um número igual de países que também expressaram interesse em participar do Brics de forma mais informal.
Em uma coletiva de imprensa na cidade de Joanesburgo, o embaixador enfatizou que o crescente interesse em ingressar no Brics é uma tendência já observada anteriormente, mas isso realça a confiança no trabalho que o grupo tem realizado desde sua criação em 2009.
Atualmente, o Brics representa 23% do PIB mundial e abriga 42% da população global. A próxima cúpula do Brics acontecerá de 22 a 24 de agosto na África do Sul.