Menu

PIX é mais usado que dinheiro, afirma pesquisa

Em novembro de 2020, o Banco Central do Brasil apresentou o Pix, um sistema de pagamento instantâneo que, atualmente, é usado pela maior parte dos consumidores brasileiros, superando as tradicionais transferências bancárias e até mesmo o uso de dinheiro para efetuar pagamentos no país. Essa informação foi revelada em um estudo realizado pela consultoria McKinsey […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Agência Brasil

Em novembro de 2020, o Banco Central do Brasil apresentou o Pix, um sistema de pagamento instantâneo que, atualmente, é usado pela maior parte dos consumidores brasileiros, superando as tradicionais transferências bancárias e até mesmo o uso de dinheiro para efetuar pagamentos no país.

Essa informação foi revelada em um estudo realizado pela consultoria McKinsey e divulgado no jornal O Globo.

Segundo a pesquisa realizada pela empresa, o Pix já superou o dinheiro em termos de distribuição de gastos entre meios de pagamento. Cerca de 14% dos entrevistados utilizam o Pix, juntamente com outras modalidades de transferência bancária como TED e DOC, enquanto apenas 10% ainda empregam o dinheiro em suas transações.

Entretanto, apesar desse crescimento do Pix, os cartões de débito e crédito continuam sendo os líderes das operações de pagamento, sendo escolhidos por 38% e 22% dos consumidores, respectivamente. As transferências bancárias (Pix, TED e DOC) aparecem em terceiro lugar como os meios de pagamento mais utilizados, enquanto o dinheiro ocupa a quarta posição na pesquisa.

Conforme revelado pela pesquisa da McKinsey, 66% dos entrevistados optaram por substituir os pagamentos em dinheiro pelo Pix. Os consumidores enxergam o Pix como um meio de pagamento altamente conveniente e flexível.

Sua popularidade crescente se deve à facilidade de uso e à rapidez das transações, o que o torna uma alternativa atrativa em relação ao tradicional cartão de débito e ao dinheiro, especialmente considerando a instabilidade que pode ser encontrada em algumas transações com esses meios de pagamento.

No total, quase a totalidade dos entrevistados, isto é, 98%, afirmaram possuir chave Pix e utilizaram esse método de pagamento. Cerca de 59% das pessoas optam por utilizar o Pix devido à sua conveniência, rapidez nas transações e a possibilidade de efetuar pagamentos a qualquer momento.

Para obter os dados mencionados, a consultoria conduziu entrevistas com uma amostra significativa de consumidores, ultrapassando a marca de 5 mil entrevistados. Além disso, também coletou informações de aproximadamente 30 bancos e instituições financeiras.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes