Lula quer uma mulher na gestão da Caixa

Rita Serrano. Foto: Sérgio Lima/Poder360

O PP deve indicar um nome para o comando do Banco, mas o Palácio do Planalto indica que quer que uma mulher ocupe a posição.

O governo federal pediu ao Partido Progressistas que indique o nome de uma mulher para o comando da Caixa Econômica Federal. A conversa aconteceu na última terça-feira (18), em meio às negociações para a inclusão do PP e Republicanos em ministérios.

Nos últimos meses, o presidente Lula tem incentivado medidas e recomendações para ampliar o apoio no Congresso. Outro ponto que a gestão do terceiro mandato do petista vem sendo criticada é a baixa presença de mulheres em cargos liderança, como por exemplo, de ministérios. As últimas nomeações do presidente da República foram homens e, de acordo com as conversas de terça, as próximas duas também continuarão na mesma linha.

O PP havia apresentado Gilberto Occhi como nome para a liderança da Caixa. O ex-presidente do banco e ex-ministro das Cidades iria substituir a então presidente, Rita Serrano.

Outra substituição de líderes mulheres era pressuposta no Ministério do Esporte. O acordo entre o governo federal e o Republicanos era indicar o deputado Silvio Costa Filho (PE) para ocupar o lugar de Ana Moser na pasta.

O início das trocas se deu nas negociações pelo Ministério do Turismo. A então ex-ministra Daniela Carneiro, do União Brasil, foi substituída por Celso Sabino. O PP ainda quer reivindicar o ministério da Saúde, atualmente na gestão de Nisia Trindade, mas Lula confirmou que a pasta não está em negociação.

De acordo com o ministro ouvido pelo portal g1, o que explica o fenômeno é um “ataque especulativo” em cargos ocupados de mulheres, uma vez que, tradicionalmente, elas têm “menor proteção política”.

O terceiro mandato de Lula se iniciou com 11 mulheres no comando dos 37 ministérios, além de outros cargos importantes. A presidência de um dos dois principais bancos públicos é um dos exemplos.

Letícia Souza:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.