Governo Lula irá nomear PP e Republicanos a ministérios, afirma líder na Câmara

Foto: Gustavo Bezerra/ Câmara dos Deputados

Alexandre Padilha recebeu os dois nomes cotados para as pastas da gestão Lula na manhã desta terça (18). Segundo José Guimarães, a mudança já está consolidada.

O líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), confirmou que os partidos PP e Republicanos serão incorporados à gestão petista. A declaração foi feita nesta quinta-feira (18), como uma tentativa de consolidar a base no Congresso Nacional.

O Centrão é historicamente conhecido por trocar apoio aos governos por cargos e verbas do orçamento federal e dessa vez não seria diferente. De acordo com o líder, as duas siglas podem entrar no então governo “a qualquer momento”.

“A tese de incorporar esses partidos no governo já está consolidada. Igualmente esses nomes que surgiram na imprensa por indicações dos partidos. Essas forças políticas irão para o governo”, disse Guimarães.

O presidente Lula, no entanto, ainda não decidiu quais ministérios serão ofertados aos partidos, mas, conforme indicou o deputado, os nomes cotados são aqueles já pressupostos pela imprensa: o deputado federal André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). “O presidente não bateu o martelo. Não deliberou nada, qual o tamanho, para onde, nada”, continuou Guimarães.

A previsão é de que Lula tome a decisão quando retornar da Cúpula Celac-União Europeia, na Bélgica. A viagem de volta do presidente da República está marcada para a noite desta quarta-feira (19).

O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), recebeu nesta manhã, separadamente, os dois parlamentares citados. O líder do PP na Câmara, Fufuca, é cotado para assumir o ministério de Desenvolvimento Social, enquanto Costa Filho, o Esporte. 

Apesar de ambas as legendas se considerarem oposição do atual governo e terem apoiado a reeleição de Jair Bolsonaro no ano passado, bem como terem ocupado importantes cargos na última gestão, José Guimarães alegou que os deputados em questão não são bolsonaristas.

“O Silvio sempre foi um parlamentar que apoiou Lula, desde primeiro e segundo turno. É um parceiro permanente do governo. Portanto, ele vindo para o ministério, qualquer que seja o ministério, eu acho que é uma boa para o governo”, disse.

As mudanças da gestão do terceiro mandato de Lula seguem a mesma linha da semana passada, quando ele trocou a ministra do Turismo Daniela Carneiro pelo Celso Sabino, conforme indicações do União Brasil.

Letícia Souza:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.