Gleisi pede a demissão de Campos Neto

Agência Senado

Após o Banco Central ter revelado a desaceleração econômica do Brasil em maio, a deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, voltou a pedir mudanças na política monetária do país. A petista também destacou a importância de uma forte queda da taxa de juros, em agosto, e cobrou a demissão do presidente do BC, Roberto Campos Neto.

“Desaceleração econômica divulgada hoje pelo BC, somada à deflação de junho, não é notícia boa pra economia. Era o que o BC queria. Linha contrária ao que defendemos, de desenvolvimento da economia real, popular”, escreveu Gleisi no Twitter.

“Que o BC, assim como aumentou de uma só vez dois pontos percentuais na taxa de juros, diminua do mesmo jeito agora em agosto para o bem do Brasil. E Campos Neto podia aproveitar e ir embora”, completou.

O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), conhecida como prévia do PIB, caiu 2,0% em maio, na comparação com o mês anterior, mostrou o dado que sinaliza o resultados do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A queda em maio foi a maior desde março de 2021 (-3,5%).

É bom destacar que o dado de abril foi revisado para checar crescimento de 0,8%, após aumento de 0,56% informada em março. Nos cinco primeiros meses de 2023, a prévia da inflação caiu em dois, março e maio.

Na comparação com maio de 2022, o IBC-Br teve alta de 2,15%, enquanto que no acumulado de 12 meses subiu 3,43%, de acordo os dados do Banco Central.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.