O governo federal divulgou a modificação do expediente dos servidores públicos federais nesta terça-feira (18), durante os dias em que ocorrerem partidas da seleção brasileira de futebol feminino na Copa do Mundo.
De acordo com a ministra Esther Dweck, responsável pela Gestão e Inovação em Serviços Públicos, essa ação representa uma medida de “equidade, garantindo aos servidores e servidoras que optarem por ver os jogos, o mesmo direito que tiveram na Copa do Mundo de futebol masculino”
Conforme estabelecido para o evento masculino, as horas não trabalhadas durante os jogos da seleção brasileira de futebol feminino serão compensadas ao longo do segundo semestre.
Os funcionários públicos terão horários especiais nos dias em que ocorrerão os jogos da seleção brasileira de futebol feminino na Copa do Mundo, de acordo com a seguinte programação:
- No dia 24 de julho (segunda-feira), quando o Brasil enfrentar o Panamá, os servidores poderão iniciar o expediente ao meio-dia.
- Em 29 de julho (sábado), quando o Brasil enfrentar a França, não haverá mudança de horário de trabalho, pois o jogo ocorre no fim de semana.
- No dia 2 de agosto (quarta-feira), quando o Brasil jogar contra a Jamaica, os funcionários públicos poderão iniciar o expediente às 11h.
As alterações para outros dias de jogos estão estipuladas e garantidas pela portaria, com os horários a serem definidos de acordo com o avanço da seleção brasileira na competição.
O governo federal anunciou a mesma medida em pelo menos três ocasiões. No dia 1º de julho, a ministra Ana Moser (Esporte) propôs a instituição de um ponto facultativo durante os jogos da seleção brasileira feminina. Em 14 de julho, o governo oficializou a decisão de adotar o ponto facultativo, e em 17 de julho, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, confirmou que o horário de trabalho dos funcionários públicos federais seria alterado.