Bolsonaristas do Senado estão tentando emplacar uma nova Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Voto Impresso. O movimento liderado pelo senador Cleitinho (Republicanos-MG) começou a recolher assinaturas de parlamentares apoiadores do ex-presidente. De acordo com o jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles, o pedido já conta com algumas assinaturas, mas ainda não o suficiente para ser protocolado na casa.
Outro senador que tem dado voz a proposta é Jorge Seif (PL-SC), que foi secretário da Pesca no governo Bolsonaro. Em suas redes sociais, o parlamentar tem postado mensagens para que a população cobre os senadores a assinarem a PEC do Voto Impresso. Para que o projeto possa começar a tramitar na casa, é necessário que, no mínimo, 27 senadores assinem o projeto.
Vale lembrar que em agosto de 2021, com o apoio do então presidente Jair Bolsonaro, a PEC do Voto Impresso não conseguiu a aprovação para seguir o rito e ser votada no Senado. A votação na Câmara dos Deputados marcou mais uma derrota de Bolsonaro na casa pelo fato de a proposta não ter alcançado o mínimo necessário de votos. Na ocasião, 229 deputados votaram a favor do projeto, enquanto 218 foram contrários. Para que fosse aprovada, a PEC necessitava que, ao menos, 308 deputados votassem a favor do Emenda Constitucional.