Durante a III Cúpula CELAC-UE em Bruxelas nesta segunda-feira (17), o presidente Lula se reuniu com delegações tanto do governo quanto da oposição da Venezuela. Na comitiva governamental, estava presente a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodriguez, enquanto a oposição foi representada por Gerardo Blyde.
De acordo com o Valor, representantes da oposição e do governo venezuelano dialogaram sobre a viabilidade de alcançar um acordo que permita a realização das eleições de 2024 e a suspensão das sanções atualmente impostas à Venezuela.
Na reunião, o presidente Lula ouviu ambas as partes e enfatizou a importância de um processo eleitoral aceito por todos na Venezuela. Ele reiterou que a solução para os problemas do país deve ser encontrada pelos venezuelanos.
Além de Lula, também estiveram presentes o presidente da Argentina, Alberto Fernandez, e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Representando a Europa, o presidente francês Emmanuel Macron também participou do encontro.
Um dos tópicos discutidos foi a viabilidade de alcançar um acordo interno para abordar a questão da suspensão das sanções aplicadas à Venezuela após o reconhecimento internacional de Juan Guaidó como presidente do país por várias nações, incluindo os Estados Unidos e o Brasil.
A avaliação aponta para uma transformação no cenário político regional após a ascensão de Lula no Brasil, Petro na Colômbia e o término do governo Trump nos Estados Unidos. Nesse contexto, identifica-se a necessidade de aproveitar uma oportunidade oportuna para restabelecer a estabilidade interna e externa na Venezuela.