O deputado federal Yuri do Paredão, filiado ao Partido Liberal (PL), causou alvoroço nas redes sociais após posar para uma foto fazendo um gesto polêmico. Na imagem, o parlamentar aparece sorridente ao lado de dois ministros do ex-presidente Lula, Paulo Pimenta (Comunicação Social) e Waldez Góes (Desenvolvimento Regional). Também estavam presentes na foto a vice-governadora do Ceará, Jade Romero, o secretário de Recursos Hídricos, Robério Monteiro, e o deputado Pedro Campos.
O registro foi feito durante uma cerimônia realizada na semana passada (13/7), que marcou a inauguração do novo sistema de bombas da transposição do Rio São Francisco, na cidade de Salgueiro, Ceará, local que é considerado reduto eleitoral de Yuri do Paredão.
A atitude do deputado gerou grande repercussão, principalmente entre os bolsonaristas, que estão descontentes com a adesão de parte do partido ao governo federal. O PL vive uma crise interna, com uma divisão entre os parlamentares alinhados ao presidente Jair Bolsonaro e aqueles que buscam uma aproximação com o ex-presidente Lula.
Essa não é a primeira vez que Yuri do Paredão provoca a ala bolsonarista do partido. Em maio deste ano, o deputado já havia aparecido em uma foto ao lado do próprio presidente Lula, acompanhado por outros políticos do Partido dos Trabalhadores (PT).
A atitude do parlamentar tem levantado debates sobre a fidelidade partidária e as diferentes correntes políticas presentes no PL. Enquanto alguns defendem uma postura mais alinhada ao governo atual, outros buscam uma abertura para composições com figuras políticas de diferentes espectros ideológicos, como Lula.
Até o momento, Yuri do Paredão não se pronunciou sobre a polêmica envolvendo a foto e o gesto realizado. A expectativa é que o caso continue a gerar repercussão e debates dentro do partido e na opinião pública.