O De Olho Na Imprensa! (DONI) é um relatório semanal produzido pela equipe do Manchetômetro que analisa a cobertura dos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo. Utilizamos as metodologias da Análise de Valências e Análise de Enquadramentos para avaliar o posicionamento dos jornais em relação ao Governo Federal e à Presidência da República. Esta semana foram analisados 110 textos.
Gráfico 4. Enquadramentos mais presentes na cobertura do Governo Federal
Os enquadramentos dizem respeito ao modo como a mídia trata os diversos temas apresentados, associando a eles argumentos e narrativas, para além da pura negatividade ou positividade capturada pelas valências.
Os três principais enquadramentos sobre o Governo Federal giram em torno da reforma tributária. O primeiro elogia a atuação do ministro da Economia, Fernando Haddad, na articulação política para garantir a votação da reforma. Haddad é descrito como capaz de conciliar e dialogar com diversos grupos, não apenas do Parlamento, mas também de governadores e do mercado, conquistando inclusive o apoio da Faria Lima para a realização da reforma tributária. O segundo enquadramento refere-se ao Presidente Lula e afirma que ele está disposto a atender às demandas do centrão para garantir a maioria no governo. Os textos destacam que o centrão busca o Ministério do Desenvolvimento Regional, além das liberações de emendas. Por fim, o terceiro enquadramento menciona o governo, porém não se refere diretamente a ele: os jornais ressaltam que a postura contrária à reforma tributária adotada por Jair Bolsonaro favoreceu a articulação de uma centro-direita que dialoga com o Governo Federal. Essa centro-direita, liderada pelo governador de São Paulo, Tarcísio, mesmo sendo parte da oposição, compreende a importância da reforma para o país e está comprometida com o futuro do Brasil.
Para acessar nosso relatório na íntegra, clique aqui.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!