Um terremoto de grande magnitude, 7,2 graus na escala Richter, atingiu o Alasca às 22h48 de sábado (15), no horário local. De acordo com o United States Geological Survey, o epicentro do evento sismológico aconteceu a aproximadamente 105km ao sul da cidade de Sand Point e a 32,6km de profundidade. Além do tremor mais forte, outros 17 tremores, que variaram entre 3 e 5,7 graus, foram sentidos nas horas seguintes.
Um alerta de tsunami foi gerado logo após o forte tremor, mas a ameaça foi descartada poucas horas depois. De acordo com autoridades locais, não foram registrados danos significativos em Sand Point em cidades próximas que também sentiram o tremor.
Além do recente terremoto, o Alasca está alerta para uma potencial erupção do vulcão Shishaldin, localizado na ilha Unimak. O Observatório de Vulcão do Alasca soltou um alerta após um nuvem de cinzas ter sido expelida no início de sábado (15). O vulcão está, atualmente, em observação. De acordo com o observatório, as aptidões sísmicas começaram a aumentar perto do fim da tarde de ontem.
Leia também: Tempestade nos EUA ameaça inundação em Nova York