Menu

Reforma tributária: governo projeta crescimento de 12 pontos no PIB potencial em 15 anos

Durante uma transmissão ao vivo promovida pela Bradesco Asset nesta sexta-feira (14), o secretário extraordinário da Reforma Tributária,a, comunicou que o governo Lula tem expectativas de que a reforma tributária, conforme aprovada na Câmara dos Deputados, possa impulsionar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) potencial em 12 pontos percentuais ao longo de um período […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Durante uma transmissão ao vivo promovida pela Bradesco Asset nesta sexta-feira (14), o secretário extraordinário da Reforma Tributária,a, comunicou que o governo Lula tem expectativas de que a reforma tributária, conforme aprovada na Câmara dos Deputados, possa impulsionar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) potencial em 12 pontos percentuais ao longo de um período de 10 a 15 anos.

De acordo com o secretário, a reforma tributária manteve sua estrutura principal intacta, preservando os benefícios esperados com a simplificação, redução de disputas legais, incentivos aos investimentos e exportações, além de alguma redução nas distorções do sistema. A projeção considera o cenário intermediário de crescimento calculado pelo governo.

Segundo Appy, as exceções concedidas para o pagamento da alíquota padrão do futuro Imposto Sobre Valor Agregado (IVA) acarretam apenas em uma diminuição de 0,5% a 1% do ganho total que se esperava alcançar com a reforma.

O secretário também mencionou que o governo está empenhado em garantir que, na implementação do futuro IVA dual (um para a União e outro para Estados e municípios), as empresas tenham apenas a obrigação de realizar as vendas com nota fiscal eletrônica e registrar suas compras para terem direito a créditos.

“A ideia é ter uma escrituração pré-preenchida para passar para as empresas e se a empresa não questionar o que está lá, só pegar e pagar”, disse Appy, informando que a medida será uma simplificação em relação ao sistema atual.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes