O prazo para os cidadãos apresentarem sugestões de políticas públicas e ações governamentais a serem adotadas pelo governo federal termina neste domingo (16), às 22h. Até este sábado (15), quase 1,30 milhão de pessoas contribuíram com a iniciativa de consulta participativa estabelecida pelo Plano Plurianual (PPA Participativo), que representa o principal mecanismo de planejamento orçamentário de médio prazo do Executivo.
A partir da plataforma digital Brasil Participativo, o cidadão consegue apontar quais programas governamentais devem receber prioridade. Além disso, a população pode apresentar propostas para a utilização do orçamento federal, da mesma forma que podem manifestar apoio a propostas apresentadas por outras pessoas. Basta estar logado em uma conta do Gov.br.
Com a data limite se aproximando, a plataforma contabiliza 7.677 propostas; mais de 1,35 milhão de votos e quase 3,7 milhões de acessos, em meio a 1.284.386 participantes.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social (Secom), nos seis primeiros meses de gestão, a iniciativa promoveu uma significativa oportunidade de diálogo e engajamento com a população, o que permitiu a sociedade contribuir ativamente na elaboração de políticas públicas e na direção dos recursos governamentais a serem aplicados nos próximos quatro anos.
Caravanas do PPA
O PPA Participativo contou também com pesquisas presenciais, que foram chamadas de Caravanas do PPA – com jornadas já concluídas em todos os estados brasileiros. As plenárias estaduais envolveram cerca de 35 mil pessoas nos 27 encontros realizados.
A iniciativa de consulta popular foi mencionada em diversas ocasiões pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. “Quem vai escrever a história do Planejamento vai ser o povo brasileiro. Vamos colocar no PPA o que o povo quer; e gastar onde o povo precisa. Digam o que vocês querem para o Brasil”, declarou a ministra em maio, durante a plenária de Fortaleza.