Conforme as informações do jornal O Globo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está escrevendo uma medida provisória com o objetivo de auxiliar as áreas afetadas pelas chuvas em Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Regional, o presidente prevê a abertura de um crédito extraordinário de R$ 280 milhões para atender de forma emergencial os territórios atingidos pelas fortes chuvas nos últimos dias.
Desabamentos, milhares de pessoas desabrigadas, enchentes, quedas de árvores e enxurradas são alguns dos fatores causados pelas ações naturais nas últimas semanas nos estados citados. Fortes chuvas e ventos provocaram a morte de pessoas e destruição dos municípios. Frente a isso, a MP desenvolvida pelo presidente pode auxiliar neste processo de contenção de danos.
O auxílio financeiro oferecido pelo governo irá cobrir as despesas de ações de proteção e defesa civil, além da recuperação das infraestruturas destruídas com os fenômenos naturais.