Na noite desta quinta-feira, 13, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu em entrevista a Record TV a transparência nas emendas para deputados federais, mas acrescentou que “não pode” haver orçamento secreto.
“Você pode discutir emendas que sejam feitas publicamente, (com) a sociedade sabendo para onde é que vai ser encaminhado aquele recurso, para que projeto vai ser encaminhado aquele recurso. Não tem nenhum problema você fazer isso, o que é grave é quando você passa a ideia de que é secreto. Aí você já cria a tese da suspeição, e nunca é bom você viver sob suspeição”.
Vale lembrar que o orçamento secreto foi criado durante o governo Bolsonaro para garantir verbas conforme indicação do relator sem nenhuma transparência sobre onde o recurso foi destinado. No final de 2022, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) a inconstitucionalidade da medida.
No Governo Lula, a liberação dos recursos vem sendo utilizada pelo Executivo para garantir o apoio dos parlamentares em votações importantes, como da reforma tributária e do arcabouço fiscal.