PT e PL registram aumento de filiados após eleição de 2022, aponta TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quinta-feira dados que mostram um aumento no número de filiados aos partidos políticos PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e PL, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, desde a última eleição presidencial. De acordo com as estatísticas referentes a junho deste ano, o PT conta atualmente com cerca de 1,6 milhão de filiações, representando aproximadamente 10,2% do total de filiados a partidos políticos no Brasil. Já o PL possui cerca de 4,9% dos filiados.

Os dados informados pelos próprios partidos ao TSE revelam que o PT registrou um aumento de aproximadamente 4,2 mil filiados em relação à eleição de 2022. No caso do PL, o crescimento foi de cerca de 6,9 mil filiados no mesmo período. Além dessas siglas, apenas mais seis partidos – Republicanos, Solidariedade, PSOL, Agir, Rede e Unidade Popular (UP) – apresentaram aumento no número de filiações em comparação com a última eleição.

O MDB continua sendo o partido com o maior número de filiados no país, com cerca de 2,04 milhões, apesar de uma leve queda em relação ao ano passado. O PT ocupa a segunda posição, seguido pelo PSDB, PP, PDT, União Brasil e PTB. Apesar do aumento neste ano, o PL mantém a oitava colocação no ranking de filiados no Brasil, mesma posição que ocupava em 2022.

Ruann Lima: Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.