Menu

Ministérios da Saúde e Educação assinam acordo de transformação digital do SUS

Um acordo de cooperação para a transformação do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país foi assinado, nesta quinta-feira (13), pelos ministérios da Saúde e Educação.   Graças à medida integrada, os dados do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), desenvolvido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estarão acessíveis aos hospitais e […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Um acordo de cooperação para a transformação do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país foi assinado, nesta quinta-feira (13), pelos ministérios da Saúde e Educação. 

 Graças à medida integrada, os dados do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), desenvolvido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estarão acessíveis aos hospitais e postos de saúde estaduais e municipais.

O aplicativo é utilizado há dez anos por cerca de 50 mil profissionais de saúde, afirmou o presidente do órgão, Arthur Chioro. “É um sistema testado e aprovado. É utilizado nos 41 hospitais universitários da Ebserh, possui cerca de 3 milhões de acessos mensais e uma base de 25 milhões de pacientes em uso no sistema”.

O sistema AGHU é uma plataforma comum adotada em todos os hospitais federais administrados pela Ebserh. Essa tecnologia permite que os profissionais de saúde controlem processos como admissões de pacientes, fornecimento de medicamentos, realização de cirurgias e realização de exames laboratoriais.

Para o ministro da Educação, Camilo Santana, a cooperação vai favorecer a integração do sistema de saúde e gerar um atendimento eficiente aos pacientes. “O cidadão vai ao posto de saúde e tem lá os dados dele, vai a uma UPA, lá está o histórico desse cidadão. Esse é o grande desafio desse sistema, que é o mais moderno dos sistemas hospitalares do Brasil”, afirmou o ministro em entrevista à Agência Brasil.

Nísia Trindade, ministra da Saúde, disse que a tecnologia servirá para garantir o acesso à informação dos pacientes do SUS e reduzir a desigualdade.

“Essa parceria é de um potencial e de um impacto fantástico, esperado por todos os gestores da saúde. Ela vai beneficiar toda linha de cuidado do SUS”, comentou Nísia.

Apoie o Cafezinho

Raphael Lacerda

Raphael Lacerda é estudante de jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, escreve sobre esportes, política e participa da cobertura do carnaval carioca.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes