O deputado federal e líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), declarou em entrevista à TV Fórum que partidos do Centrão como o PP, o Republicanos e a Federação PSDB/Cidadania vão integrar oficialmente a base do governo Lula.
O petista também falou que haverá trocas em ministérios e no comando de estatais. Mas apesar disso, o depputado não quis adiantar nomes. “Isso é com o presidente Lula”.
Como destaquei aqui no Cafezinho, nas negociações entre o presidente Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira, ficou acertado que nomes como André Fufuca e Gilberto Occhi, ambos do PP, devem assumir cargos como ministro dos Esportes e presidente da Caixa Econômica, respectivamente.
Na prática, essa reforma vai ampliar o espaço da Câmara dos Deputados no primeiro escalão do Governo Federal. Essa movimentação de Lula é uma resposta à votação da reforma tributária e a aprovação para o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF).
Nos bastidores, interlocutores do Planalto confirmam que haverá troca no Ministério dos Esportes, atualmente comandado por Ana Moser, que dará lugar ao vice líder do PP na Câmara, o deputado federal André Fufuca (MA). O parlamentar é aliado de confiança do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Outro ministério que entrou na mira da reforma é do Desenvolvimento Social, chefiado por Wellington Dias (PT-PI).
A gestão de Dias tem sido alvo de críticas internas, mas o presidente ainda deve se reunir pessoalmente com o ministro para avaliar a situação.
Neste caso, o Centrão quer emplacar o deputado federal Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE) para assumir a pasta. O nome do parlamentar é bem avaliado pelo Executivo. Já para a presidência da Caixa, o PP deve emplacar Gilberto Occhi, que comandou o banco no Governo Dilma. Ele vai substituir Rita Serrano.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!