Durante sua participação nesta quarta-feira(12) no 59° Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Brasília (DF), o juiz Luís Roberto Barroso, membro do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que o Brasil derrotou o Bolsonarismo. Durante seu discurso, o magistrado também expressou críticas em relação ao regime ditatorial.
“Só ditadura fecha Congresso, só ditadura cassa mandatos, só ditadura cria censura, só ditadura tem presos políticos”, declarou. “Nós percorremos um longo caminho para que as pessoas pudessem se manifestar de qualquer maneira que quisessem”
Durante o evento, o ministro Barroso enfrentou um protesto, sendo alvo de vaias por parte de estudantes que discordavam de sua postura no julgamento sobre o piso salarial da enfermagem.
Manifestantes ligados à Juventude Faísca Revolucionária e ao Movimento Revolucionário de Trabalhadores exibiram cartazes com mensagens como “Barroso: inimigo da enfermagem e articulador do golpe de 2016”, em referência ao processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
“Aqueles que gritam, que não colocam argumentos na mesa, isso é o bolsonarismo”, falou Barroso. “Lutei contra a ditadura e contra o bolsonarismo. […] Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”.