Arthur Lira quer censurar o ICL Notícias

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), entrou com um processo na 24ª Vara Cível de Brasília contra um veículo de Mídia Independente, o ICL Notícias. O processo tem como objetivo retirar do ar reportagens, entrevistas e comentários sobre sua atuação dentro e fora da política.

Vale destacar que nas últimas semanas, o ICL Notícias destacou em seu noticiário um suposto recebimento de propina para Lira nos contratos superfaturados de kits de robótica que seriam destinados às escolas de Alagoas. Além disso, o ICL fez uma entrevista exclusiva com a ex-esposa de Lira, Jullyene Lira, que acusa de diversos crimes, incluindo violência física e até sexual.

Na ação, Lira pede a Justiça que ordene a retirada de 42 vídeos do ICL Notícias. Para completar a tentativa de intimidação, Lira pede uma indenização de R$ 300 mil por supostos danos morais cometidos pelo veículo.

A ação do presidente da Câmara gerou uma onda de solidariedade e a hastagh #TocomICL ficou nos trendings topics do Twitter. Além disso, seguidores do ICL Notícias organizaram um abaixo-assinado que já conta com 53 mil assinaturas.

O fundador do ICL Notícias, Eduardo Moreira, disse que é inaceitável que um presidente da Câmara queira silenciar um veículo de mídia independente por pressão política e jurídica. Moreira também lembrou que a maioria das informações veiculadas pelo ICL Notícias são de domínio público, e que o veículo sempre deu a oportunidade de Lira se manifestar, mas que o mesmo escolheu não se posicionar.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.