O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez críticas contundentes ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, chamando-o de “teimoso” e “tinhoso”, e afirmou que em breve as taxas de juros irão cair no Brasil. As declarações foram feitas durante a transmissão ao vivo semanal de Lula nas redes sociais, intitulada “Conversa com o Presidente”.
Lula mencionou a recente aprovação da reforma tributária e do voto qualificado do Carf no Congresso, assim como as relações com os partidos do Centrão e os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, para ressaltar a importância de não desperdiçar oportunidades.
O ex-presidente destacou os sinais de otimismo na economia, como a queda do dólar, o crescimento econômico e a expectativa de aumento salarial e geração de empregos. Segundo Lula, isso justifica a necessidade de reduzir a taxa de juros, afirmando que o presidente do Banco Central é teimoso e não há mais justificativas para a manutenção dos juros altos.
O Banco Central tem sido alvo de críticas do governo e de Lula por não reduzir a taxa Selic, que se mantém em 13,25% ao ano desde agosto do ano passado. Nesta terça-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma queda de 0,08% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mês de junho, acumulando uma alta de 3,16% nos últimos 12 meses.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!