A Procuradoria-Geral da República (PGR) protocolou um pedido junto ao Superior Tribunal Federal (STF) solicitando a avaliação do estado de saúde de Roberto Jefferson, ex-deputado federal, que está internado em um hospital particular no Rio de Janeiro desde maio para tratamentos. Desde o final do ano passado, o ex-parlamentar encontra-se detido no Complexo Penitenciário de Bangu, na capital fluminense. O documento foi encaminhado nesta terça-feira ao ministro Alexandre de Moraes, responsável por decretar a prisão de Jefferson em outubro do ano passado.
Roberto Jefferson encontra-se internado em um hospital particular na Zona Sul do Rio desde junho, recebendo cuidados médicos para tratar uma série de problemas de saúde física e mental. Na ocasião, a gravidade de seu quadro clínico foi reavaliada, assim como a necessidade de realizar exames na unidade hospitalar.
Lindôra Araújo, vice-procuradora-geral da República, solicitou ao STF que avalie a possibilidade de realizar exames e avaliar o estado físico e mental de Jefferson, com acompanhamento da Junta Médica Oficial. Com base nos resultados dos exames, ela requer que a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap/RJ) informe se o hospital prisional possui capacidade para dar continuidade ao tratamento.
Lindôra afirmou, no entanto, que poderá reavaliar o pedido da defesa para revisar a prisão do ex-deputado após receber informações sobre sua saúde e o tratamento que está sendo realizado dentro da unidade prisional.