O Pix estabeleceu um novo recorde de transações diárias consecutivas, alcançando volumes sem precedentes. O Banco Central (BC) anunciou a marca nesta segunda-feira (10).
“Na quinta-feira da semana passada (06/07), foram registradas 129,4 milhões de transações. Um dia depois, o número de transações saltou para 134,8 milhões. Alcançado em 7 de junho, o recorde anterior era de 124,7 milhões de transações”, disse o BC.
De acordo com informações fornecidas pelo Banco Central, no mês de junho ocorreram 2,86 bilhões de transações através do PIX, o que representa o maior volume registrado desde o início da série histórica em novembro de 2020. Atualmente, mais de 405 milhões de contas estão cadastradas.
No ano de 2022, o PIX consolidou-se como a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros, representando 29% de todas as transações registradas. Em comparação, no ano de 2021, sua participação era de 16%.
O sistema de pagamentos instantâneos foi introduzido no final de 2020 com o propósito de fomentar a digitalização das transações financeiras. Em 2024, o Banco Central tem planos de lançar uma nova modalidade do PIX conhecida como PIX Automático, que permitirá pagamentos recorrentes serem realizados de forma automática.