O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, intitulou o 8 de janeiro como “dia da infâmia” e comemorou a “democracia inabalada” em postagens para mobilização virtual na data em que os atos golpistas da extrema direita completam seis meses.
“Após 6 meses dos atos antidemocráticos de 8/1 – dia da infâmia, o Brasil deve comemorar sua #DemocraciaInabalada. As Instituições reagiram e cumpriram a CF [Constituição Federal]. Sob a liderança de nossa Presidente, Min. Rosa Weber, o STF recebeu 1295 denúncias da PGR, iniciando as ações penais e já realizou 133 audiências de instrução. Viva o Estado Democrático de Direito!!!”, publicou o ministro em suas redes sociais neste sábado (8).
Moraes reitera as ações de instituições do governo federal contra os atos antidemocráticos e ressalta, ainda, a quantidade de denúncias recebidas da Procuradoria-Geral da República para responsabilizar e punir os criminosos envolvidos na depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília.
Segundo a corte, 106 obras de artes do acervo foram restauradas, além de itens como cadeiras e vidraças. Os atos golpistas tiveram um impacto financeiro de R$ 11,4 milhões para os cofres públicos.
A mensagem de Alexandre de Moraes faz parte de uma iniciativa do STF: a instituição promoveu um “tweetaço”, uma mobilização virtual via a rede social Twitter, para relembrar todos os acontecimentos desse dia em janeiro, bem como as consequências dele para o país. As postagens estão reunidas na hashtag Democracia Inabalada.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!